CITI has stopped operations in 2014, to co-launch NOVA LINCS THIS SITE IS NOT BEING UPDATED SINCE 2013
citi banner
Home Page FCT/UNL UNL
  Login  
   
banner bottom

CITI participates in the RISCOS consortium

CITI participates in the national RISCOS consortium, funded by the Criação e operacionalização de Consórcios de I&D Programa Mobilizador dos Laboratórios do Estado program of the FCT MCTES.

The CITI team working in the consortium is developing generic simulation tools for supporting Emergency Management, to enable Emergency professionals to design different risk scenarios to be applied in various geographical areas. These tools should be integrated collaboratively, facilitating the concurrent intervention of emergency specialtis. Moreover, we are also exploring visualization possibilities for emergency simulation, based on gaming technology.

Summary [Portuguese]

O consórcio Riscos formou-se no âmbito do concurso para a criação e operacionalização de Consórcios de I&D, associado ao Programa Mobilizador dos Laboratórios de Estado e lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e pela Agência para a Sociedade do Conhecimento I.P.

O consórcio integra 4 Laboratórios de Estado, 16 Centros de Investigação e Laboratórios Associados e 4 Empresas privadas actuando em várias áreas de investigação relacionadas com os Riscos Públicos nomeadamente, Estruturas, Transportes, Minas, Produção Industrial, Contaminação de áreas urbanas e rurais, Segurança no Trabalho e Riscos Naturais.

O consórcio pretende intervir no desenvolvimento de metodologias genéricas para a gestão do Risco, contribuindo para uma abordagem Nacional mais normalizada dos problemas relacionados com os Riscos Públicos. Pretende-se ainda encontrar formas de implementar os princípios de redução do risco para a Sociedade em geral e para o Ambiente, contribuindo para o crescimento dos níveis de segurança e da qualidade de vida das populações.

A equipa do CITI que participa no Consórcio pretende contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de simulação para o apoio à gestão de Emergência, a serem aplicadas em diferentes áreas e tendo em conta diferentes cenários de Risco, concebidos pelos especialistas, utilizando ferramentas exploratórias. Pretende-se ainda desenvolver trabalho na área da integração destas ferramentas de forma colaborativa, facilitando a intervenção concorrente de especialistas de diferentes áreas.