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Encaminhamento Multi-Caminho Baseado num Número Reduzido de Árvores
Abstract:

Quando se utiliza encaminhamento multi-caminho para engenharia de tráfego, o número total de caminhos necessários é potencialmente muito elevado, da ordem de $O(k n^2)$, onde $n$ é a cardinalidade do conjunto de nós de entrada / saída de tráfego (\emph{edge nodes}) e $k$ é o número de caminhos distintos, simultaneamente usados entre cada par desses nós. A dimensão das tabelas de encaminhamento dos nós é proporcional ao número total de caminhos necessários. Reduzir o seu número é um objectivo importante, que pode ser conseguido através da agregação dos caminhos em árvores. No entanto, determinar o número mínimo de árvores que cobrem um conjunto de caminhos é um problema NP-difícil. Este artigo começa com uma análise das diferentes alternativas que podem ser usadas para realizar encaminhamento multi-caminho, usando equipmentos \emph{off-the-shelf}, baseado na utilização de várias árvores. Em seguida, apresenta um novo algoritmo de agregação de caminhos num número reduzido de árvores, destinado a optimizar a concretização de encaminhamento multi-caminho e utilizável em várias das alternativas anteriores. Nos testes experimentais efectuados, que envolvem redes sintéticas e reais, o algoritmo produziu melhores resultados que outros previamente publicados.


@ Conferência de Redes de Computadores 2013 (CRC 2013)


Series: Conferência de Redes de Computadores - CRC

Publisher: Instituto Politécnico de Leiria ( Portugal )

Pages: 103 to 108


Date: November, 2013


Authors:

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