CITI has stopped operations in 2014, to co-launch NOVA LINCS THIS SITE IS NOT BEING UPDATED SINCE 2013
citi banner
Home Page FCT/UNL UNL
  Home  \  Publications  \  Article Page Login

banner bottom
File Top
Avaliação empírica do sucesso da utilização da gestão ágil de projetos no desenvolvimento de software em portais de notícias do Brasil
Abstract:

As abordagens ágeis vêm conquistando cada vez mais praticantes, mas as evidências sobre a real contribuição dessas abordagens para o sucesso dos projetos ainda são escassas. Este artigo corrobora a existência de fatores ágeis contribuintes para o sucesso de projetos de software, por meio de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e quantitativa, com teste de hipóteses. Foi aplicado um questionário aos profissionais de TI de 10 dos mais visitados portais de notícias do Brasil. Optou-se por este domínio de negócio devido ao mesmo ser caracterizado por grande adaptação e por exigir agilidade nos projetos, devido à sua natureza. Foram obtidas 63 respostas de participantes de 8 organizações. Os resultados permitiram corroborar a existência de três fatores ágeis que contribuíram mais intensamente para o sucesso dos projetos de software: (i) Estratégias de Entregas; (ii) Capacitação e Comprometimento da Equipe; e (iii) Envolvimento do Cliente. Esses fatores foram determinados por análise de componentes principais, tendo como base um grande número de abordagens ágeis identificadas na literatura.

URL: http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/3078

Journal: Revista de Sistemas e Computação (UNIFACS) ( Brazil )

Volume: 4

Number: 1